quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O UNIVERSO DOS TÁQUIONS - Parte 12.8

Objeções à velocidade de dobra:


A condição de energia fraca média consiste na ideia de que, em cada campo vetorial de tempo, a densidade de matéria observada jamais será negativa, isto é:

 


Caso seja violada a condição de energia fraca média, o horizonte de Cauchy se estabiliza, sendo que o horizonte de espaço-tempo passa a atuar como uma lente divergente. Assim, poderá ocorrer a densidade de matéria negativa e a radiação de Hawking perderia seu efeito dentro da bolha.

Estudos recentes, realizados por J. Macher and R. Parentani, intitulado “Black/White hole radiation from dispersive theories”, parecem sugerir que as divergências assintóticas acima encontradas do RSET no horizonte branco podem desaparecer se a simetria de Lorentz for quebrada em altas energias.

Em física, a simetria de Lorentz é a característica da natureza que diz que os resultados experimentais são independentes da orientação ou do aumento da velocidade do laboratório através do espaço sendo que esta ideia tem resistido desde que Einstein propôs a TRG.

Espera-se que o RSET adquira grandes valores logo após a formação do horizonte. Não se sabe se isso seria suficiente para impedir a manutenção da sustentabilidade do sistema de dobra. Tal questão poderia ser objeto e pesquisa em modelos analógicos de gravidade (ver aqui).

Ainda que se queira produzir uma bolha que viagem a velocidade subluminal, embora os horizontes branco e negro não se formem, o que evita a radiação de Hawking, haveria a necessidade de matéria exótica para que a bolha fosse criada (a ser explicado mais adiante).

O trabalho “The Alcubierre warp drive: On the matter of matter” aponta a problemática da metodologia desenvolvida por Alcubierre, no que consiste ao tensor de energia-momento de tensão ser negativo para todos os observadores, mesmo quando operado a baixas velocidades.

Isso implica em que se requer densidade de energia negativa, o que somente pode ser atingida pela utilização de matéria exótica, o que viola as condições de energia, o que permite a criação de curvas fechadas tipo temporais - CTC e, consequentemente, a questão envolve todos os problemas que essas curvas apresentam.

Em física matemática, uma curva tipo tempo fechada (CTC) (ler aqui) é uma linha universal situada numa variedade de Lorentz, de uma partícula material no espaço-tempo, que é "fechada", e sempre retorna ao seu ponto de partida.

Caso as CTCs, existam, isso parece implicar a possibilidade teórica de viajar no tempo para trás, aumentando o espectro do paradoxo do avô, embora o princípio de auto-consistência de Novikov parece mostrar que tais paradoxos poderiam ser evitados.


As curvas fechadas no espaço-tempo permitidas por um espaço-tempo particular são como uma trajetória de um objeto. São essas curvas que formam a base para a pssível viagem no tempo, conforme ilustra a figura abaixo:
 




O Princípio de Novikov   é um princípio utilizado para resolver o problema de paradoxos em viagens no tempo, o que é teoricamente permitidos em certas soluções da relatividade geral (soluções contendo o que são conhecidos como curvas fechadas).

Dito de forma simples, o princípio de consistência de Novikov afirma que: “Se existe um evento que daria origem a um paradoxo, ou a qualquer alteração para o passado que seja, então a probabilidade deste evento é zero. Em suma, ele diz que é impossível criar paradoxos do tempo.”






 

Nenhum comentário: