quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O UNIVERSO DOS TÁQUIONS - Parte 12.11

Objeções à velocidade de dobra:

A violação da condição de energia fraca ou dominante ocorre na teoria quântica de campos (como no efeito Casimir – ver aqui, aqui e aqui). A matéria que viola a condição fraca de energia é a denominada matéria exótica. 

A violação da condição fraca e da dominante, também são requeridas por coisas exóticas como wormholes de Lorentz, embora um wormhole aparentemente viole a condição de energia forte. Essa violação ocorreria na condição de uma expansão inflacionária do universo, que pode ser orientada por uma fonte de um campo clássico escalar.

No entanto, há limites para o a proporção das violações de energia fraca e dominante, sendo limitadas pelas desigualdades quânticas.

Dada a existência dessas fontes de matéria exótica, amplia-se muito a possibilidade de executar as equações de Einstein no sentido inverso: primeiro, escolhe-se uma estrutura geométrica interessante Gμν, ou equivalentemente a métrica gμν, antes de encontrar a fonte de matéria que possibilite esta geometria. 

Não ha que se considerar caso a matéria seja adequadamente distribuída no pano de fundo ou se ela dá início a geometria que produzirá a geometria modificada. Esta é a idéia por trás do espaço-tempo quanto a bolha de velocidade de dobra.

A impossibilidade do espaço-tempo na bolha de velocidade de dobra reside no fato de que para que o motor de dobra A seja criado e se mova a uma velocidade v > c a distribuiçõ de matéria Tμν produzida deve se mover no modo taquiônico. Veja o esquema:


 



Alcubierre apenas considerou o comportamento da nave espacial dentro de A e negligenciou a sua separação do tipo espacial a partir da geometria inicial, mas a matéria que causa a dobra tem de ser distribuída e deve cambiar-se no que se refere à geometria de fundo.

Ha ainda o problema do desvio para o azul, o qual aumenta com a velocidade da partícula, causando altíssimas energias que seriam muito danosas á tripulação da nave, principalmnete no que consiste à região onde as partículas são ultrapassadas pela velocidade superluminal. Essa questão implicaria em adicionar-se a nave escudos protetores de radiação, de mod a propiciar uma viagem sem danos à tripulação.

O trabalho “On the (im)possibility of warp bubbles”, trata da improbabilidade de bolhas superluminais, mas afirma serem as subluminais possíveis.

Quanto ás velocidades superluminais, o problema da matéria taquiônica se refere ao caso que tal matéria exótica não é capaz de manter-se com o restante da bolha. Ou seja, caso se tente manter a bolha de dobra em velocidade superluminal, o exterior dessa bolha será deixado para trás e o efeito de dobra será aniquilado.

O problema em questão poderá ser contornado caso a distribuição de matéria exótica se expanda da parte traseira da nave, pra trás, tornando o problema compatível com as desigualdades quânticas - QI e com a conjectura de interesse quântico – QCI.




A conjectura QIC (a conjectura de interesse quântico) afirma que um pulso de energia positiva alto deve compensar o pulso de energia negativa em uma quantidade que é uma função monotônica crescente da separação de pulso.


Nenhum comentário: