terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O UNIVERSO DOS TÁQUIONS -Parte 12.1

AS LEIS DE NEWTON


Vale aqui recordarmos as leis de Newton:

2.1 – Leis de Newton:


A dinâmica de corpos é fundada no entendimento do conceito da gravidade, que arai os corpos. Com isso, surge o conceito de força, que é a interação entre corpos e, dele, derivam as três Leis de Newton.

Dessa forma, na cinemática, estuda-se o movimento sem que se considerem suas causas. Porém, na dinâmica, estudam-se as causas do movimento, ou seja, a relação entre a força e movimento.

O conceito de força é intuitivo, cuja compreensão se faz por meio dos efeitos que ela causa como:

- Aceleração, que promove a alteração da velocidade do corpo, quando nele se aplica uma força ou uma resultante de forças (soma vetorial de todas as forças aplicadas nesse corpo).

- Deformação, faz com que o corpo mude seu formato, ao sofrer a ação de uma força ou de uma resultante.

Várias forças aplicadas no corpo:

 



Resultante das forças:


 


As leis de Newton descrevem o comportamento dos corpos em movimento, causados pelas forças. Assim, constituem os três pilares fundamentais do que chamamos Mecânica Clássica ou Mecânica Newtoniana.





As leis de Newton descrevem o comportamento dos corpos em movimento, causados pelas forças. Assim, constituem os três pilares fundamentais do que chamamos Mecânica Clássica ou Mecânica Newtoniana.

2.1 - As leis de Newton:

1ª Lei de Newton ou Princípio da InérciaTodo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.
 
Ou seja, se a resultante das forças que agem sobre um corpo for nula, este tenderá a manter o estado em que se encontra, isto é, em repouso ou com velocidade constante.


A primeira lei postula a existência de pelo menos um referencial, chamado referencial inercial, no qual, o movimento de uma partícula não submetida a forças é descrito por uma velocidade (vetorial) constante.

Um referencial inercial é aquele onde a partícula não se submete a qualquer força ou se submetida a um conjunto de forças, sua resultante é nula. Ou seja, referenciais inerciais são identificados pela propriedade de que compartilham as mesmas e mais simples Leis da Física

É nesse referencial inercial que valem as leis de Newton.

 2ª Lei de Newton ou Princípio Fundamental da DinâmicaA mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.
Esta lei diz que a Força é sempre diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa, ou seja:


 


Onde:

p = momento linear;
t = tempo;
v = velocidade do corpo;
F = resultante de todas as forças que agem sobre o corpo (em N);
m = massa do corpo a qual as forças atuam (em kg);
a  = aceleração adquirida (em m/s²).
O sistema acima vale para massas constantes e velocidades variáveis.

No caso de a massa ser variável e a velocidade constante (e.g. fluxo de massa através de uma determinada área), tem-se:
 



 

E, para tanto massa como velocidade variando, vem que:




Observa-se que este tipo de sistema consiste naqueles aplicados a sistemas de foguetes de curto alcance, nos quais há ejeção de massa, dado o consumo de combustíveis, sendo a velocidade inicial crescente, até que atinja uma velocidade permanente e, ao final da jornada, devido ao consumo de combustível, a velocidade começa a se reduzir até se tornar zero.  

3ª Lei de Newton ou Princípio da Ação e ReaçãoA toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.
 





Ou seja, as forças atuam sempre em pares, para toda força de ação, existe uma força de reação. Assim, a força representa a interação física entre dois corpos distintos ou partes distintas de um corpo.

 Se um corpo A exerce uma força em um corpo B, o corpo B simultaneamente exerce uma força de mesma magnitude no corpo A, sendo que ambas as forças possuem mesma direção, porém em sentidos contrários.

Nenhum comentário: