terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CRÍTICAS SEM FUNDAMENTO - Parte IV

[A segunda falha ocorre por desconsiderar que a Bíblia foi capaz de transmitir conceitos reais sobre o mundo físico, a despeito de não fazer uso de linguagem rigorosamente científica. Um exemplo: as Escrituras já afirmavam, em uma época tão remota quanto 700 a.C., que a Terra era redonda (Is. 40:22). O termo "redonda" (do heb.: חוג , chuwg, círculo, compasso) se refere à palavra que é melhor traduzida por Terra (o termo hebraico ארץ, 'erets, tem, como primeira acepção, o sentido de toda a Terra, em oposição a uma parte dela, ou em contraste com o céu.) [5]. Costumo exemplificar da seguinte forma: imagine que um aluno se esqueceu de trazer um trabalho. Eu lhe dou a oportunidade de ligar para casa e pedir à mãe que envie a atividade por e-mail. Quando ele faz a ligação, quem atende é a empregada, que não entende nada sobre computadores. Para garantir que o trabalho seja enviado, ele simplifica a mensagem, evitando termos específicos, a fim de que sua mãe receba o recado correto. Deus fez mais ou menos assim: enviou o recado certo numa linguagem simplificada, através de um povo cuja mentalidade era outra. Mas o recado é verdadeiro, em qualquer linguagem.
Alguns podem dizer que é apenas um modo de falar, que é uma relatividade segundo a visão do observador. Eu concordo, mas os autores não tinham essa interpretação e essa visão era tida como o real.]

Nenhum livro religioso se trata de um compêndio científico. Outros livros de outras crenças também deixaram suas mensagens assim como a bíblica. Todavia, tudo isso foi o trabalho de homens tentando interpretar a vida, o céu, seu destino, a morte, o nascimento, etc..

As questões religiosas servem para dar sentido às coisas, pois isso é uma particularidade de nosso cérebro. Precisamos de um sentido para estarmos e vivermos o aqui e o agora, bem como saber o que aguarda em nosso futuro.

Sobre o versículo de Isaías há um equívoco Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra cujos moradores são como gafanhotos...

A redondeza chuwch significa o raio de distância de um local a outro, realmente é círculo, pois se refere a um plano, não esfera.

Duwr (דור) que é o que denotaria a esfericidade da Terra.

Ora, hebreus sabiam muito bem o que era uma figura plana (2 dimensões) e o que era uma figura espacial (3 dimensões). Tanto que até o mesmo Isaías diz: Isaías 22:18 — Certamente te enrolará como uma BOLA, e te lançará para um país espaçoso...

Também, devemos lembrar que o nome de Terra ao nosso planeta veio do grego Gaia.

Numa versão moderna, Eretz pode ser denominado como o Planeta Terra. Mas o vocábulo eretz que à época, assim como hoje, se referia às terras nas cercanias de um local ou a terras estrangeiras, não ao planeta em si, pois tal concepção para hebreus era algo que não existia.

Hebreus não se tratavam de um povo ligado à pesquisa, denominada astrológica (estudo dos astros e de sua influência em nossas vidas) ou astronômica (a ciência respostas aos fenômenos físicos que ocorrem dentro e fora da Terra). Tinham de se preocupar com seus rebanhos, com a agricultura e com invasores.

Ao se assentarem, a dedicação dos intelectuais da época era quase que completamente voltada à religião, à lei do Tanakh e aos rituais do Templo. Ou seja, nada de pesquisa científica, exceto aquela voltada a construção do Templo.

Dessa forma, cada local estrangeiro era denominado de terra (eretz), genericamente, como também, fazemos hoje.

Ao que cabe à mitologia hebraica, o mundo acabava em um limite traçado por Deus quando este fizera a Terra a qual está sobre o abismo, ou seja, sobre o nada, onde “nada” é adaptação de "ló" (אֹל), que quer dizer não, ou seja, é a negação de qualquer coisa JÓ [26: 7;10]. Há menções sobre a abóbada do céu, como em JÓ [22:14] e AMÓS [9:6].

Há que se lembrar que a visão de mundo antiga era algo restrito a novas localidades e povos. Assim, pela limitação de contato com outros grupos humanos da época, hebreus, hititas e egípcios não faziam a menor idéia de que existiam celtas, indígenas ou chineses e, vice-versa.

Embora a bíblia não declare o geocentrismo, suas explicações sobre a relação da Terra com o Cosmo parecem adotá-lo, assim como não há declarações bíblicas sobre a Terra plana, sendo que as explicações sobre a forma da Terra também indicam tal idéia.

Lembramos também que o sistema heliocêntrico fora proposto por Aristarco de Samos, por volta do se. III a.C na obra Arenarius referida por Arquimedes. A teoria heliocêntrica somente ganharia reconhecimento e validade mais de mil anos depois, com Copérnico.

Dessa forma, atribuir que hebreus detinham o conhecimento de uma Terra esférica e de um sistema solar heliocêntrico, não é apenas ignorar o contexto histórico - antropológico- sócio-cultural em que o Tanakh (bíblia) foi escrito e também quanto à especificidade de determinadas palavras pertencentes à língua hebraica e seu real significado.

Também é ignorância histórica e filosófica, além de haver muita má fé, pois passa uma falsa idéia dos escritos e do povo hebreu antigo.

Nenhum comentário: