domingo, 22 de fevereiro de 2009

DARWIN 200 ANOS

Aqui vai uma comemoração pelos 200 anos de Darwin, o sujeito que teve a idéia mais original até hoje apresentada a respeito de como as espécies surgiram e de como elas evoluem.

Suas idéias ainda causam alvoroço em religiosos fundamentalistas que com falácias e sofismas (mas nada de ciência) tentam refutá-la, criando teorias sem o menor sentido como Design Inteligente (DI) e Criacionismo Científico (CC), porém sem sucesso.

Ambas as pseudo-teorias acima citadas o que fazem é "empurrar o problema para deus", no caso do CC, ou para um "desenhista inteligente" no caso do DI, o qual "podemos interpretá-lo como bem quisermos", desde que seja o deus bíblico, pois se trata de uma "teoria" patrocinada por cristãos protestantes.

Todavia ambas se tratam de pseudociência, pois nada, em termos científicos as embasa.

Valem-se de erros, dados inventados, falácias, sofismas, apelos ao emocional, argumentos de autoridade, argumentos da ignorância e sem contar a poderosa carga de misticismo, uma vez que atribuem aos deuses as origens do universo, da vida e das espécies.

Estas teorias partem da crença, procuram a evidência e a adaptam conforme o interesse em sustentar a dita crença, ignorando tudo aquiloa contraria.

Jamais aceitam a refutação da crença, mesmo que confirmado o contrário, o que as torna pautadas no dogma religioso e, portanto não estão abertas à discussão a respeito de sua petição de princípio (o divino sendo o idealizador e o condutor de tudo).

Não expõe seus trabalhos aos meios acadêmicos, exceto dentro de seu círculo, além de se valerem apenas de argumentação apelativa. Daí serem consideradas pseudociências.

Quanto a ciência, formula hipóteses, buscam-se as evidências, testam-se estas evidências e formulam-se as teorias, estejam elas ou não de acordo com as hipóteses anteriormente formuladas, as quais podem ser confirmadas ou rechaçadas.

Mantém-se aberta à discussão, desde que as novas teorias demonstrem rechaçar o anteriormente proposto, de modo coerente e pautado em testes que confirmem estar a nova teoria de acordo com a metodologia científica. Seus argumentos se constroem a partir do demonstrado em estudos. Daí a ciência ser zetética.

Eis uma coletânea de vídeos apresentadas no fantástico a fim de elucidar um pouco o que vem a ser a Teoria da Evolução, o segundo golpe que foi dado na humanidade, ou seja que nós somos apenas mais uma espécie residente neste planeta.

Quanto ao primeiro, consistiu em destronar nosso planeta de "centro do Universo" dado por Copérnico e ratificado por Galileu e o terceiro fora dado por Freud, pois tudo o que fazemos se dá no sentido de preservarmos nossa espécie (nosso propósito é o sexo).

Bem, tenham uma boa viagem a bordo do Beagle e ao mundo do conhecimento, sem apelo ao misticismo e às fábulas de livros e histórias "sagrados".


vídeo 1


video




vídeo 2

video



vídeo 3

video



vídeo 4

video