sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O Mistério do Sexo Parte 7

3.14 - Chaetognatha

É um filo formado por pequenos animais marinhos máximo 15 cm de comprimento, essencialmente planctónicos de corpo alongado e não segmentado, com barbatanas laterais e caudal que são extensões da ectoderme.

Os quetognatas são hermafroditas, possuindo cada indivíduo órgãos masculinos e femininos. Os órgãos femininos, os ovários encontram-se mergulhados no pseudoceloma, sensivelmente a meio do corpo, enquanto que os masculinos, os testículos encontram-se na região caudal.

Os espermatozóides amadurecem antes dos óvulos o que, em certa medida, evita a autofertilização. Estes espermatozóides maduros são então agrupados em espermatóforos que ficam ligados à parte exterior do animal.

Normalmente, os animais unem-se de forma que a vesícula seminal de um fique em contacto com o poro genital feminino do outro. Nessa altura, os espermatozóides libertam-se dos espermatóforos e nadam para dentro do ovário.

Depois da fertilização, os ovos são, quer expelidos do corpo numa massa gelatinosa (por vezes, em bancos de algas, onde ficam melhor protegidos), quer guardados no corpo da “mãe”, onde se desenvolvem até à eclosão (ovoviviparidade).

O desenvolvimento do embrião é direto, ou seja, quando o ovo eclode, sai dele um indivíduo com as mesmas características dos progenitores, apenas menor – não passa por metamorfoses. O desenvolvimento embrionário tem as características próprias dos protostómios, com a boca formando-se a partir do arquêntero, assim como o celoma – ou pseudoceloma -, em vez de se formar a partir da mesoderme.


3.15 - Hemichordata

É um filo de animais marinhos, considerados como as formas mais primitivas dos cordados. São animais vermiformes que mostram semelhanças tanto com os cordados como com os equinodermos, e geralmente são considerados como um grupo muito próximo destes.

Os sexos são separados, a fertilização é externa e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto.


3.16 - Urchordata:


Representados pelas ascídias, são marinhos, vivendo solitários ou em colônias e fixos as rochas.

A reprodução é hermafrodita, com fecundação externa, sua larva apresenta: tubo neural dorsal, fendas braquiais, notocorda, coração ventral e cauda, assim como os cordados. A larva das acídias é muito semelhante ao anfioxo e à larva das lampréias.

São representados por três grupos:

Ascidiacea
ex. as ascídias.









Larvaceae
Oikopleura, com aspecto de larva e alguns milímetros








Thaliaceae
Ex. as salpas (Doliolum) de vida livre, sendo que algumas espécies possuem bioluminescência e alternância de gerações (metagênese) e são coloniais (Pyrosoma).









3.17 - Cephalochordata


São representados pelo anfioxo, pequeno animal que lembra um peixe sem nadadeiras. São exclusivamente marinhos, quase transparentes, com 5 a 10 cm. Seu corpo tem a forma de uma lança de duas pontas.





Os sexos são separados e a gônadas liberam os gametas na cavidade atrial, por meio de gonodutos; depois os gametas são eliminados pelo poro atrial. A fecundação ocorre na água e o desenvolvimento é direto, sendo sua larva simples, semelhante ao adulto.

Nenhum comentário: