sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O Mistério do Sexo Parte 6

3.13 - Arthropoda

Os artrópodes são, em sua maioria, dióicos e muitos utilizam seus apêndices modificados para a cópula. A fecundação é interna nas formas terrestres, podendo ser externa nas aquáticas. O desenvolvimento pode ser direto ou indireto. A cópula e a fecundação variam muito de acordo com a espécie.

3.13.1 – Insecta

sua reprodução normalmente é sexuada, havendo dimorfismo sexual. A fecundação é interna e cruzada. Nas fêmeas há um ovipositor bem desenvolvidos em ortópteros (gafanhotos) e himenópteros (abelhas), sendo que nestes o órgão se encontra modificado em ferrão inoculador de veneno.

O desenvolvimento é direto (sem metamorfose) ou indireto (com metamorfose) sendo estes:

Ametábolos: insetos sem larva que não sofrem metamorfose. Ex. insetos da ordem Thysanura, como a traça dos livros.

Hemimetábolos: a metamorfose é parcial, uma vez que o inseto jovem se assemelha ao adulto. Ex. cupins, os gafanhotos, as cigarras e as baratas.

Holometábolos: passam por metamorfose total (ovo, larva, pupa e imago - adulto). Ex. borboletas.

3.13.1. 2 - As diversas ordens de insetos:

Ordem Thysanura:


São ametábolos, ápteros e podem executar movimentos rápidos. Têm longas antenas e três cercos caudais, que dão aspecto de "três caudas". Alimentam-se de folhas mortas e restos vegetais ou, nas casas, de papel e tecidos. Exemplo: a traça-dos-livros.





Ordem Orthoptera:
São insetos hemimetábolos, dotados de uma grande cabeça com peças bucais mastigadoras. Herbívoros ou onívoros (comem "de tudo"). Exemplos: gafanhotos, grilos, louva-a-deus, baratas.







Ordem Isoptera:
São hemimetábolos e apresentam estrutura social. Exemplo: os cupins. Suas sociedades são divididas por sexo e por castas (categorias sociais).







Ordem Odonata:
São insetos hemimetábolos e suas ninfas vivem na água. Herbívoros ou carnívoros, apresentam peças bucais mastigadoras e longas asas transparentes. Exemplos: libélulas e efemérides.







Ordem Anoplura:

São ectoparasitas sugadores de sangue. Portanto, possuem peças bucais sugadoras. Alguns deles transmitem doenças para os seres humanos. Todos os membros dessa ordem são hemimetábolos. Exemplos: piolhos e percevejos.





Ordem Hemiptera:
Possuem peça bucal sugadora e são herbívoros, carnívoros ou ecto-parasitas. São hemimetábolos. Exemplos: "barbeiros" e percevejos.









Ordem Diptera:

São holometábolos, e muitos dos representantes da ordem transmitem doenças. Exemplos: moscas, mosquitos, borrachudos e pernilongos.







Ordem Lepdoptera:


Apresentam a peça bucal sugadora, longa e enrolada quando em repouso. As asas são grandes, membranosas e coloridas. São insetos holometábolos, e as suas largatas representam prejuízo para muitas lavouras. Exemplos: mariposas e borboletas.

Ordem Coleoptera:

Trata-se da maior ordem conhecida de seres vivos (mais de 400 000 espécies descritas). A característica mais significativa do grupo é a presença da carapaça sobre as asas. Na verdade, essa carapaça, o élitro, é a asa anterior modificada. Há espécies herbívoras e outras carnívoras. Exemplos: besouros, joaninhas e brocas.



Ordem Siphonaptera:
Insetos desprovidos de asas; com patas posteriores longas e adaptadas para saltos; peças bucais picadoras. Alguns representantes do grupo são vetores de doenças humanas, como a peste bubônica. Exemplo: pulgas.






Ordem Hymenoptera:
Uma das mais polimorfas ordens de insetos (cerca de 250 000 espécies), apresenta animais dotados de peças bucais sugadoras, mastigadoras ou lambedoras. Em algumas espécies, como nas formigas, as asas estão presentes apenas nos indivíduos sexualmente ativos. São holometábolos e apresentam estrutura social.



3.13.1. 3 - O exemplo das abelhas:

Na época do acasalamento, a rainha executa o "vôo nupcial", no qual é acompanhada pelo cortejo de zangões. Vários machos fertilizam a rainha, que deposita os espermatozóides em uma cavidade chamada espermateca. Ao retornar para a colméia, inicia a postura dos ovos. Em favos largos, não ocorre a compressão da espermateca, e apenas óvulo é depositado. Nos favos estreitos, a espermateca é comprimida e libera espermatozóides. A fecundação é interna, e um zigoto é depositado no favo.
Os ovos fecundados (diplóides) originam as fêmeas, enquanto os não-fecundados desenvolvem-se por partenogênese, formando apenas machos.








Todos os machos são férteis, mas a fertilidade dos embriões femininos depende do tipo de alimentação fornecida às larvas. As larvas destinadas a serem operárias recebem uma alimentação menos abundante, constituída principalmente de mel.
As larvas das futuras rainhas são alimentadas por operárias mais velhas, e recebem uma alimentação especial, mais abundante e rica em hormônios, chamada geléia real.

3.13.2 - Crustacea

A maioria dos crustáceos tem sexos separados, que se podem distinguir como apêndices especializados, normalmente no último segmento torácico e seu desenvolvimento é indireto.
Algumas espécies apresentam mesmo dimorfismo sexual, não só em termos do tamanho, mas também de outras características.
No caranguejo de mangal, Scylla serrata, a fêmea é maior que o macho e têm o abdômen mais largo, podendo assim incubar os ovos com maior segurança.
Durante a cópula, o macho transfere para a fêmea uma cápsula com os espermatozóides, denominada espermatóforo, que ela abre na altura em que liberta os óvulos.

Os ovos são muitas vezes incubados pela fêmea até o embrião estar totalmente formado. Nos casos com crescimento por metamorfoses, os ovos libertam larvas que são geralmente pelágicas, fazendo parte do zooplâncton.
A larva mais simples é o nauplius, sendo que em crustáceos superiores há o protozoé, zoe, mysis e megálopa.

3.13.2.1 - Classificação dos crustáceos

O número de patas é um bom critério, que permite dividir a classe dos crustáceos em duas ordens:

Decápodes: crustáceos de dez patas. Ex. Camarão.

Isópodes: são crustáceos que possuem numerosas patas, todas semelhantes. O exemplo mais conhecido é um isópodes encontrado em toda a costa litorânea do Brasil, conhecido por Tatuí, tatuíra ou tatuzinho de de praia.

Subclasse Branchiopoda

Ordem Cladocera

São conhecidos como pulgas d"água, devido a semelhança com aqueles insetos. Locomovem-se através das antenas transformadas em vigorosos órgãos de propulsão. Podemos encontra-las em concentrações que variam de 100 a 100.000 por metros cúbicos de água. São de suma importância sob o aspecto ecológico, uma vez que representam a dieta principal dos peixes de água doce. Ex. Daphnia pulex.






Subclasse Ostrácoda
Pequenos crustáceos muito comum na água doce e do mar, possui o corpo não segmentado, completamente protegido por uma concha, constituída por duas valvas. Ex. Strandesia.






Subclasse Copépoda; Ordem Cyclopoidea

Pequenos crustáceos encontrados em freqüência nos lagos, riachos ou mares, onde servem de alimentos para outros animais. As fêmeas são reconhecidas facilmente quando estão com os sacos ovígeros. Alguns podem ser vistos a olho nu e reconhecidos pela maneira de locomoção que efetua por pequenos saltos. Ex. Cyclops.






Subclasse Cirripédia; Ordem Thoracica

São animais sésseis que se apresentam bem diferentes de outros crustáceos, sendo dificilmente reconhecidos como tais. Eles fixam-se pela região pré-oral, e tem seu corpo protegido por uma carapaça constituída por várias placas às vezes fundidas umas às outras.


Dois tipos são encontrados nas águas litorâneas: as que possuem pedúnculo, conhecidas como Lepas, e as que não possuem conhecidas como Balanus (cracas). São vivíparas.

Subclasse Malacóstraca; Ordem Isopoda
São representados pelos tatuzinhos de jardim (Porcellio e Armadillidium) e as baratinhas da praia (Ligia exótica). São crustáceos terrestres que apresentam sete segmentos torácicos distintos, cada qual com um par de pernas. A respiração nos isópodos é feita através de apêndices abdominais modificados para esse fim.



Ordem Decapoda
Caracterizam-se por apresentarem 5 pares de extremidades locomotoras. Nesta ordem estão os principais crustáceos, os mais evoluídos que entram na alimentação humana. Ex. camarões, lagostas, siris, caranguejos, etc.





3.13.3 - Arachnida

Os aracnídeos são dióicos e se reproduzem por fecundação interna, e cruzada, havendo dimorfismo sexual. Produzem ovos, de onde saem indivíduos imaturos, mas semelhantes aos progenitores (ametábolos). Podem ser ovíparos e vivíparos (os escorpiões). Ainda pode haver partenogênese em carrapatos.

3.13.3.1 Classificação

Este grupo divide-se em:

Araneídeos:
São todas as aranhas. As aranhas apresentam o corpo dividido em cefalotórax (cabeça fundida ao tórax) e abdome. Nas aranhas o cefalotórax está unido ao abdome por uma fina "cintura" chamada pedículo.






Na parte da frente do cefalotórax existem vários olhos simples, um par de quelíceras e um par de palpos. As quelíceras são estruturas pontiagudas que inoculam veneno numa presa, paralisando-a. Os palpos servem para manipular o alimento. Possuem quatro pares de pernas e não tem antenas.

Na extremidade do abdome existem vários tubinhos onde se encontram as glândulas fiandeiras. Essas glândulas produzem uma substância pegajosa com a qual a aranha tece suas teias.

Escorpionídeos:
São todos os escorpiões. O corpo dos escorpiões é semelhante ao das aranhas, com uma diferença: o abdome é dividido em duas partes, pré-abdome e pós-abdome. No pós-abdome, encontra-se uma glândula que produz o veneno, que o animal injeta na vítima com um aguilhão.





Acarinos:

O corpo destes animais é inteiriço, sem divisões.







São os ácaros (muitos deles parasitam vegetais e a pele de animais provocando doenças, como a sarna, sendo outros de vida livre) e carrapatos (maiores e alimentam-se geralmente de sangue de outros animais).

3.13.4 - Myriapoda

Os miriápodes são artrópodes chamados de unirremes, por não possuírem apêndices ramificados. As mandíbulas não são articuladas. Possui um par de antenas, as trocas gasosas são feitas pelas traquéias e os órgãos excretores são os túbulos de Malpighi. São terrestres, não existindo representantes aquáticos.
Os miriápodes possuem uma cabeça e um tronco alongado, com muitos segmentos, que possuem pernas. Habitam locais terrestres úmidos, pois não possuem cutícula. Vivem escondidos embaixo de pedras, troncos e rochas. Na cabeça há ocelos, alguns representantes possuem olhos compostos, peças bucais na região ventral, voltadas para frente.

São animais de sexos separados, com fecundação interna e cruzada e ovíparos. Possuem uma só gônada e o poro genital pode ficar nos primeiros segmentos do corpo (progoneados - diplópodos) ou no penúltimo segmento (opistogoneados – quilópodos). Seu desenvolvimento é direto.

3.13.4.1 – Classificação
Classe Diplopoda (Diplópodes)


Nesta classe estão os piolhos-de-cobra. Possuem 2 pares de patas por segmento, são animais herbívoros e detritívoros, não possuindo forcípula. Costumam viver escondidos da luz para evitar dessecação. Existem cerca de 75.000 espécies descritas.


O tegumento destes animais está impregnado com sais de cálcio. Normalmente a superfície é lisa, mas alguns animais têm cristas, tubérculos, cerdas ou espinhos. A coloração da maioria dos diplópodes é preta e marrom, existindo representantes vermelhos, alaranjados e até machados.

Não costumam ser animais ágeis, pois se locomovem lentamente.

Porém as pernas têm força suficiente para abrir caminhos no solo. Como não são ágeis, precisaram desenvolver mecanismos para sua defesa, como um esqueleto rígido e podem enrolar o corpo, como um espiral. Algumas espécies possuem glândulas repugnatórias, havendo 1 par de glândulas por segmento. Esta secreção pode ser tóxica ou repelente.

Em algumas espécies os olhos podem estar ausentes. As antenas possuem pêlos táteis.
A transferência de espermatozóides é indireta, havendo a presença de um espermatóforo, mas não em todas as espécies. Os ovos são depositados em ninhos e depois de alguns dias eclodem os jovens. Algumas espécies têm partenogênese.

Classe Chilopoda (Quilópodes)

Nesta classe estão as centopéias, que estão distribuídas por todo o mundo, com cerca de 3000 espécies descritas. A maior centopéia do mundo mede 26 centímetros. Têm o hábito de viver escondidas, não só de predadores, mas também para evitar a dessecação, portanto, possuem hábitos noturnos.




As centopéias possuem um par de pernas por segmento, garras de veneno para se proteger e o último par de patas pode ser usado para defesa, dando tipo uns “beliscões”. O par de patas do 1o segmento do corpo é transformado em forcípula, estrutura que possui glândulas de veneno.

Algumas espécies produzem glândulas repugnatórias, que são chutadas contra o inimigo, e expelem gotas adesivas.
As centopéias são adaptadas para correr, sendo as pernas das corredoras mais longas. Também são adaptadas para cavar, e a força é obtida por contrações do tronco.

São predadoras de pequenos artrópodes, mas algumas espécies se alimentam de minhocas e caracóis.

A transmissão de espermatozóides é indireta. Freqüentemente há um ritual de acasalamento e o macho libera o espermatóforo, e a fêmea apanha-o. A fêmea guarda os ovos até o momento da eclosão. O desenvolvimento é direto.

Nenhum comentário: